LAMA LAB - Vozes em Cena com Rui Baeta
Formação de 3 meses de voz cantada e voz falada
23 de Abril a 25 de Junho
Quartas-feiras, 20h às 22h
LAMA Black Box
Incrições: blackbox@lamateatro.com
Idade mínima sugerida: 16 anos
Valor: 140€. Há a opção de pagar o montante integral com um desconto de 5% ou realizar o pagamento de forma faseada mensalmente.
Sinopse
Vem descobrir a tua voz e como a podes usar ao serviço da tua imaginação e vontade, de forma saudável e divertida.
Objectivos
Desenvolver o domínio da voz como veículo de comunicação da interpretação artística na fala e no canto.
Conteúdos
- Reconhecimento das especificidades vocais dos formandos; levantamento das características a corrigir, a manter e a desenvolver.
- Descrição do Aparelho Vocal e do seu funcionamento: Ciclo respiratório, cordas vocais e os seus registos, articuladores fonéticos e amplificadores vocais.
- Técnicas para a gestão da respiração no suporte da oralidade.
- Consciência e desenvolvimento do uso da língua, lábios, maxilar, dentes, palato duro e palato mole para uma dicção eficiente de acordo com as regras do Português padrão.
- A utilização da faringe, naso-faringe e orofaringe para o aumento da qualidade e caracteristicas tímbricas do som produzido.
- A relação do corpo com a voz.
- A Eloquência: A dinâmica, o ritmo, o tom e o timbre na voz do orador, natural ou alterada, ao serviço da sua intenção interpretativa.
- Breves noções de linguagem supra-segmental.
- Breves princípios para a saudável manutenção da voz.
Sobre Rui Baeta – Barítono
Com orquestras como a Camerata do Concertgebouw, Camerata de Lyon, Nacional do Porto, Sinfónica Portuguesa, Metropolitana e a da Fundação Gulbenkian, Rui Baeta desenvolve a sua carreira artística nas principais salas do país e no estrangeiro.
Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina e no Conservatório Nacional, em Lisboa. Diplomado e com o Título de Especialista em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa, estuda depois na Mozarteum Salzburg, Áustria, Fondation Hindemith, Suíça, e Academie Francis Poulenc, França. Com o pianista Paulo Pacheco vence o Primeiro Prémio Jovens Músicos – Música de Câmara Nível Superior.
Aos 18 anos ingressa no Coro da Fundação Calouste Gulbenkian onde inicia a sua carreira como cantor solista. Com 25 anos estreou-se no Teatro Nacional de São Carlos, com a interpretação de Mr Plunket, da ópera Die Englische Katze, de Hans Werner Henze, dirigida por João Paulo Santos e encenada por Luís Miguel Cintra.
Desde então, com maestros como Leo Hussain, Gregor Bühl, Kuijken Sigiswald, Jeff Cohen, Christian Curnyn, Julia Jones, Muhai Tang, Michel Corboz, Fernando Eldoro, Cesário Costa, António Lourenço, Osvaldo Ferreira, Teresita Marques, Massimo Mazzeo, Luís Soldado, e Vasco Mendonça, e encenadores como Jorge Balça, André Teodósio, Alexandre Lyra Leite,
Nuno Carinhas, Ricardo Pais, Lígia Roque, Mónica Garnel, João Lourenço, Carlos Antunes, Linda Valadas, Paulo Matos, Tito Celestino da Costa, Carlos Avilez, Anónio Pires, Michel Dieuaide, Karoline Gruber, Nicola Raab, Christian von Götz,e Yaron Lifschitz, tem somado no seu repertório operático e de concerto as principais partes de barítono como em: Flauta Mágica, La Bohéme, Pagliacci, Fille du Regiment, O Principezinho, Madama Butterfly, Carmina Burana, Idomeneo, Les Contes D’Hoffmann, Hänsel und Gretel, As Variedades de Proteu (CD); O Corvo (CD), A Tabacaria ( CD), O Regresso da Norma (CD), As Flores do Mal (CD), Beatriz, O Monstro no Labirinto, Manifesto Nada (CD), Clepsydra (CD), Negenthropy, Les Nuits D’Été, Ein Deutsches Requiem, Petite Messe Solennelle, Requiem de Fauré, Mozart e Bontempo, Weihnachtsoratorium, Paixão São João, Ich habe Genug, Missa Grande (CD); 9ª Sinfonia (RTP).
Paralelamente à sua carreira artística com diversas gravações realizadas para os variados canais da RTP e RDP, foi jurado nos programas All Together Now 2021 TVI, Operação Triunfo 2010 RTP, e professor de Voz nos programas Factor X e Ídolos da SIC 2015, para os protagonistas dos filmes Variações e Fada do Lar do realizador João Maia, na CNN Portugal, CMTV, TVI, ZOV, Plural, Proficoncept e Hospital Egas Moniz. Tem ainda desenvolvido investigação e aplicação prática do método para a pedagogia vocal do discurso oral, do canto lírico, moderno, solístico e de grupo, e lecionado na Escola Superior de Teatro e Cinema, Companhia Olga Roriz, Instituto Politécnico das Caldas da Rainha, Escola Superior de Artes e Design de Lisboa, Act Escola de Actores, Teatro Nacional D. Maria II, Curso Teatro Musical – Teatro da Trindade, Universidade de Évora, Escola Profissional de Teatro de Cascais, RTP, TVI, ZOV, Plural, T. N. D. Maria II, Nova School of Business and Economics, Egas Moniz School of Health and Science, e a ilustres estadistas.
Em 2019, ano em que recebe a Medalha de Ouro da Cidade de Faro, funda o Coro Comunitário da Orquestra do Algarve do qual é director musical. No presente integra a direção artística da Orquestra do Algarve.
LOCALIZAÇÃO E CONTACTOS
Morada: Estrada de S. Luís, 41A, Faro
E-mail: blackbox@lamateatro.com
Tel: +351 911 730 147